Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O QUE É MATA CILIAR

Mata ciliar é a formação vegetal que ocorre nas margens dos rios, córregos, lagos, lagoas, olhos d'água, represas e nascentes. É considerada pelo Código Florestal Federal (Lei 4.771/65) como área de preservação permanente.

Também é conhecida por mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária.
Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Toda a vegetação natural presente ao longo das margens dos rios, e ao redor de nascentes e de reservatórios, deve ser preservada. De acordo com o artigo 2° desta lei, a largura da faixa de mata ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso d'água.

A figura acima mostra as dimensões das faixas de mata ciliar a serem conservadas em relação à largura dos rios, lagos, represas e nascentes.

IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO CILIAR

A mata ciliar funciona como filtro ambiental, retendo poluentes e sedimentos que chegariam aos cursos d'água, sendo fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Portanto, a manutenção da mata de galeria protege contra a erosão das ribanceiras e o conseqüente assoreamento dos recursos hídricos, conservando a qualidade e o volume das águas.

Embora protegidas por lei, as matas ciliares não foram poupadas da degradação ao longo dos anos e a sua importância na conservação da biodiversidade pede ações que busquem reverter a atual situação.

OBJETIVOS

A recuperação das matas ciliares dos cursos d'água das bacias abrangidas pelo programa tem por objetivos:

diminuir os processos de erosão e assoreamento, melhorando a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos; regularizar a vazão das águas superficiais pela redução de sua velocidade de escoamento; aumentar a infiltração das águas provenientes das chuvas para o abastecimento dos lençóis freáticos; formar corredores naturais que garantam o fluxo entre populações silvestres que sofreram fragmentação e isolamento pela perda dos seus habitats; conscientizar os proprietários rurais sobre a importância da manutenção da biodiversidade e educação ambiental.
 
 
Ausência de mata ciliar
 
 PROCESSOS DE RESTAURAÇÃO
A restauração de matas ciliares é uma medida que pode ser realizada por diferentes processos. O cercamento da área é fundamental para que animais domésticos não danifiquem as mudas, nem compactem o solo, o que prejudica o crescimento da vegetação. É importante plantar espécies pioneiras que atraiam a fauna silvestre que serve de dispersora de sementes, principalmente pássaros, auxiliando no processo de regeneração natural.

Para diversificar a vegetação que nasceu espontaneamente no local, pode-se fazer o plantio de sementes ou mudas de espécies de maior valor ecológico e econômico. Também podem ser reintroduzidas espécies ameaçadas de extinção e outras que apresentam diferentes estágios de crescimento, misturando-se grupos ecológicos distintos, como acontece na natureza.

ESPÉCIES INDICADAS

Entre as espécies indicadas para a restauração de mata ciliar, destacam-se: ingá, uvaia, angico, açoita-cavalo, pata-de-vaca, pitangueira, branquilho, araçá, cerejeira e timbaúva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário