Estamos falando do Projeto de Ensino-Aprendizagem denominada “Xadrez Itinerante” iniciado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte de autoria da Profª Fabiani Beletti. É um projeto vinculado ao Projeto Adolescência Sadia das Secretarias Municipais de Saúde, de Bem Estar Social e da Educação e Esporte que tem como objetivo a prevenção à violência e ao uso de drogas.
Observamos que um dos grandes obstáculos de nossos dias é a visão compartimentalizada que realizamos em todos os setores de nossas vidas, baseada no método cartesiano, que propõe a fragmentação e a divisão do objeto de estudo. Acrescentamos que desde pequenos somos inclinados a buscar na especialização uma resposta para todos os nossos problemas.
• O que isso acarreta?
A limitação do ser humano ao enxergar o mundo de maneira fragmentada. Além de individualizar o homem proporcionando a exaltação do individual em detrimento da coletividade.
• O que o jogo de xadrez ajuda nesse sentido?
“Xadrez é a arte da estratégia e a ginástica da mente.” Uma mente vigorosa, ativa e cheia de músculos mentais bem desenvolvidos, é o benefício imediato de quem mentalmente articula muitos caminhos e possibilidades para se chegar a um objetivo. Isso é um dos pontos mais estimulados no jogador de xadrez.
Não podemos esquecer nunca de que a saúde física deve ser cuidada sempre, mas nunca esquecer da saúde mental fazendo prevalecer à máxima dos filósofos "Mente sã, corpo são". Para mantermos uma mente saudável devemos proporcionar estímulos saudáveis para o corpo. O jogo de xadrez trás inúmeros benefícios para o cérebro.
Esse projeto contou com várias etapas e com a ajuda de vários profissionais de outras Secretarias do Município. Confira o blog " http://professorafafars.blogspot.com/". Veja a seguir as fotos do início desse projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário