Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

No dia 6 de junho de 2009 foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, que visa a conscientização dos riscos de acidentes principalmente domésticos e com crianças de até nove anos de idade. A data é lembrada desde então pelo Ministério da Saúde. A professora que ministra a disciplina de Primeiros Socorros do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Samanta Maagh, lembra de alguns cuidados que é preciso ter quando ocorre esse tipo de acidente.
As queimaduras mais comuns são provocadas por líquidos ou alimentos quentes e até mesmo o álcool no ato de acender a lareira. De acordo com o Ministério da Saúde, esse tipo de produto é responsável por cerca de 59% dos casos. As causadas por fogo ou chama são 16,8%, e objetos quentes, 13,7% do total.
De acordo com a professora Samanta, é importante lembrar que quando esse tipo de acidente ocorre, o mais indicado é colocar o ferimento debaixo da água corrente, evitando produtos caseiros como manteiga ou pasta de dente. Dependendo do grau da queimadura, deve-se enrolar com um pano úmido ou gaze e dirigir-se ao hospital mais próximo.
Outra dica importante é não furar as bolhas: elas servem de proteção aos riscos de infecção.

Fonte: http://www.ucpel.tche.br/portal/?secao=noticias&id=4349

Nenhum comentário:

Postar um comentário