Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Reunião da Cadeia Binacional do Pet

Na manhã do dia 02 de outubro durante o Evento da Feira das Sementes, estiveram reunidos repesentantes de diversas cooperativas e de  lideranças das prefeituras (de Canguçu, São Lourenço do Sul, de Santa Vitória, de Rio Grande, de São José do Norte, de Jaguarão, de Pelotas, de Piratini e de Herval), da Universidade Católica de Pelotas e do Instituto Federal Sul-Riograndense. A reunião foi coordenada pela Secretaria Estadual de Economia Solidária que explicou como funcionará  Cadeia do Pet. Logo após, a Universidade Católica de Pelotas explicou como funcionará o Curso de Capacitação para os envolvidos na coleta seletiva.

A seguir veja a foto mostrando a logistica da Cadeia do Pet: (Garrafa Pet - Flake - Fibra e Tecido).



Pet - Garrrafa Plástica



Flake





Fibra




Tecido



O objetivo principal é agregar maior valor final do Pet e do Plástico Mole, acabando com o atravesador. Estão envolvidos de forma direta nesta cadeia mais de 3.500 trabalhadores, e destes 2.500 são do RS.
- Estão envolvidos de forma direta e indireta uma população muito grande do Estado que superará os 100 mil, que serão os consumidores.
- A ação esta articulada com o programa mais importante deste governo e do governo federal que é a erradicação da pobreza extrema, com uma ação direta com o público alvo e com uma presença forte das mulheres, além de todo o conceito da preservação do meio ambiente.
A cadeia de produção do pet é totalmente desenvolvida pela Economia Solidária, desde o processo de coleta da garrafa plástica até o produto final que será entregue ao consumidor. Esta cadeia envolve dois países da América Latina e tem como grande propulsor o Governo do Estado do RS, atuando através da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa - Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária.
O processo de produção acontece nos diversos centros de triagem que estão organizados em cooperativas ou associações;
O RS tem 135 Cooperativas e Associações;
O Pet será enviado pelas cooperativas e associações para o pólo de produção do flake;
Atualmente o valor pago pelo Pet no Estado varia entre R$ 0,80 Kg a R$ 1,10 Kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário