Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Conheça um Pouco da História da Coleta Seletiva em Canguçu -RS



Em 1999 a comunidade Dom Helder Câmara, ligada a Igreja Católica, preocupada com o alto nível de desemprego na região, resolveu fazer uma reunião com a população local, a fim de buscar soluções para minimizar os problemas referentes à falta de renda. Impulcionada e motivada pela campanha da fraternidade que tinha como tema ¨Fraternidade e Desemprego¨, que, também, chamava a atenção para um dos principais problemas sociais do final do século e do milênio, trouxe uma maior motivação para que a comunidade procurasse urgentes soluções.

Um grupo de 17 pessoas reuniu-se e, colocaram em pauta, possíveis práticas para minimizar a falta de trabalho como, por exemplo, uma fabriqueta de doces, de chinelos, entre outros. No meio dessa tentativa de chegar num consenso do que seria mais adequado, comentou-se a necessidade e da importância da coleta seletiva como forma de obtenção de renda, e além de diminuir os impactos da disposição dos resíduos domociliares. De uma maneira geral, todos se agradaram dessa idéia.

No ano 2000, foi trazida, em nossa cidade, a Cáritas Diocisano da cidade de Pelotas/RS com a intenção de socializar a experiência da formação de duas cooperativas de catadores, uma no município de Guaiba e outra, em Canoas que tiveram sucesso no empreendimento. Nesse encontro, foram passadas os entraves e os acertos dos cooperados dessas duas cooperativas.

No mesmo ano, esse grupo foi convidado a participar do Seminário Municípal de Meio Ambiente, onde a Secretaria Municipal de Educação colocou a necessidade de buscar recursos para projetos de uma Usina de Compostagem e de uma Central de Triagem. Acrescenta-se que em setembro do respectivo ano, a prefeitura começou a incentivar a coleta seletiva no minicípio, fornecendo subsídios como, um local para realizar a triagem da coleta. Foi alugado um galpão na rua 21 de Abril, n° 700; e uma kombi para realizar o recolhimento em determinados pontos da cidade e do interior, principalmente, em escolas. Assim, teve inicio a Coleta Seletiva no município, um sistema porta-a-porta.

Com a criação da Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo em 2005, a responsabilidade de forneser suporte e apoio técnico para coleta seletiva passou a ser desta secretaria. Foi contratado um caminhão e motorista (terceirizado) para o recolhimento na área urbana, sendo coletado todas as sextas-feiras durante o dia. Na área rural, a coleta era realizada pelo motorista e pelo caminhão da Secretaria Municipal de Obras, praticamente, todas as comunidades do interior eram atendidas uma vez por mês, sempre as terças e quintas-feiras.

Depois de várias lutas em busca de verbas para aperfeiçoar o Sistema de Coleta Seletiva, conseguiu-se um local próprio para a reciclagem e, em 20 de dezembro de 2010 inaugurou-se a nova Central de Triagem da Coleta Seletiva no km 121 da BR 392 no antigo Horto Municipal. Para o recolhimento foi adquirido um caminhão Agralle por meio de recurso proveniente da consulta popular. A prefeitura forneceu todos os Equipamentos de Proteção Individual (jaleco, luvas, óculos e botas) para os cooperados. Foi adquirido, também, duas prensa, uma balança e uma esteira de . O efetivo trabalho no novo local teve início em 14 de janeiro de 2011; sendo que no dia 18 do mesmo mês, foi assinado o termo de Concessão entre a Prefeitura Municipal e a COORELCAN (Cooperativa de Trabalhadores de Lixo de Canguçu/RS ) referente aos equipamentos e instalações.

O trabalho da coleta seletiva é realizado pela COORELCAN, uma sociedade civil de responsabilidade limitada, sem fins lucrativos. Atualmente, 12 cooperados trabalham efetivamente.

Observa-se que o sistema tornou-se mais eficiente e estruturado, o caminhão atende praticamente, 100% da área rural e urbana. O recolhimento dos resíduos ocorre diariamente, com execeção de domingos. Para maior adesão da população é realizado uma educação Ambiental de forma contínua.


Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário