Pela manhã, do dia 13 de abril de 2011, realizou-se no Tourist Executive Hotel no município de Pelotas/ RS, o Workshop PNRS - MELHORES PRÁTICAS. A Prefeitura Municipal de Canguçu, através de seus Educadores Ambientais, expôs práticas que são realizadas no município em conformidade com a Lei Federal nº 12305 (que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos) e o Decreto nº 7404 (que regulamenta a Lei Federal nº 12305). Durante a explanação, foi mencionado o grande incentivo e fomento do Poder Público Municipal à coleta seletiva (de acordo com o Art. 8° dos Instrumentos da PNRS). Além disso, relataram-se as práticas de educação ambiental referentes aos resíduos sólidos (de acordo com o disposto no Art. 19º “Programas e ações de educação ambiental que promovam a não geração, a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos”.), e as medidas mitigadoras do processo de remediação do Lixão Municipal e da construção da Usina de Transbordo. A apresentação foi terminada com uma mensagem final: “Mais importante do que reciclar os materiais descartados pelos seres humanos é reciclar o próprio ser humano”.
Apresentação das melhores práticas da PNRS no município de Canguçu, pelos Educadores Ambientais Leandro Campelo e Roberta Luzzardi |
Pela tarde, ocorreu o ciclo de palestras e mesa redonda com Adriana Ziemer Garcia Ferreira, coordenadora do Departamento Técnico da Associação Brasileira de Empresas d Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), que explanou sobre os princípios e a importância de um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS); Julio Dorneles, diretor-executivo do Pró-Sinos (Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos) falou a respeito do consórcio ao público e o promotor Paulo Gentil Charqueiro que abordou as bases legais para solidificar conceitos teóricos, fornecendo subsídios indispensáveis para a elaboração dos planos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário